Blog

DR. RENATO ASSIS PARTICIPA DE MATÉRIA PARA O JORNAL O TEMPO

Dr. Renato Assis participou de uma entrevista para o jornal O TEMPO, especialista em direito constitucional ele falou sobre a possibilidade de ocorrer um bloqueio das poupanças e aplicações devido a atual crise, assim como Collor fez em 1990.

Confira um trecho da entrevista:

" O especialista em direito constitucional Renato Assis afirma que a medida é praticamente impossível dos pontos de vista tanto econômico e social quanto do político e jurídico. “Primeiro, o cenário atual é totalmente diferente. Há 30 anos, tínhamos uma hiperinflação, e o Collor fez o confisco com o objetivo de retirar dinheiro de circulação. Hoje, tudo que o governo precisa é o oposto: fazer o dinheiro circular”, analisa.

Naquela época, a inflação anual passava de 6.000%. Agora, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) gira em torno de 4%. Numa simulação feita na Calculadora do BC, ferramenta que permite estimar correções de valores, de março de 1989, um ano antes do confisco, para março de 1990, 100 cruzados novos se transformaram em 6.983 cruzados novos. De março do ano passado até hoje, R$ 100 virariam R$ 104."

Confira abaixo a versão impressa on-line: